Intimidade...


No post anterior comecei a falar sobre a intimidade com Deus. E agora darei continuidade.

A base da intimidade



De tudo isso deve ser óbvio que Jesus é a base para a nossa participação divina. Como diz John Owen em seu livro clássico "comunhão com Deus":

"a Escritura nos mostra que temos comunhão com o Senhor Jesus em graça por uma relação de casamento...  Esta relação espiritual é acompanhada de amor mútuo, e assim, nesta comunhão com Cristo, experimentamos e apreciamos todas as coisas excelentes que nele estão. ' 4]

Cristo é o noivo, nós (a Igreja) somos sua noiva. Nesta União nós apreciamos todos seus benefícios como se eram nossos por direito. O casamento é uma maneira de descrever a nossa União, mas a Bíblia tem muitos ângulos diferentes sobre esta verdade uma.

Às vezes diz-se que partilhamos os benefícios de Jesus como cobeneficiários:


  • Como Cristo é o filho, podemos ser chamados de filhos (Gálatas 4:4-7)



  • Enquanto Jesus é o ungido, nós também somos ungidos (1 João 2:20)



  • Enquanto Cristo é herdeiro, somos coherdeiros (romanos 08:17)


Com estas descrições, somos graciosamente autorizados a vir ao lado de Jesus, para ser tratado com suas bênçãos no mesmo nível.

Em pontos que lemos de outro nível de identificação. Às vezes nós somos ditos, no plural, para ser exatamente o que Jesus é no singular:


  • Enquanto Cristo é a pedra viva, somos pedras vivas (1 Pedro 2:4-5)



  • Enquanto Cristo é a semente, nós somos a semente (Gálatas 3:16 <=> 3:29)



  • Enquanto Cristo é a luz do mundo, nós somos a luz do mundo (João <=> de 5:14 Mateus)



  • Enquanto ele é a videira, nós somos os ramos (João 15:5)


Note que, com este último exemplo, não é que Cristo é a estrutura da raiz e nós somos os ramos. Em vez disso, fazemos parte da videira! A videira é um, nós somos outros, mas nesta relação orgânica nos tornamos parte dele.

Isso leva a uma terceira categoria pela qual a Bíblia fala da nossa União: relação mútua.

Assim, Cristo é a cabeça, nós somos o corpo (o abraçado 1:18)

Cristo é o noivo, nós somos a noiva (Isaías 54:5; Ezequiel 16; Efésios 5:21-33; Apocalipse 19:6-9)

Aqui está algo além da identificação. Aqui está a reciprocidade-para trás e para frente, dar e tomar. Esta União não é impessoal, é um vínculo inquebrável de amor.

Nossa União com Cristo não poderia estar mais perto. O apóstolo Paulo pode falar de nossa história e identidade como inteiramente vinculado em Jesus: estamos escondidos com Cristo em Deus...

Ele é a nossa vida. (Col. 3:1-4) Desta forma, estamos mais Unidos a Jesus do que a nós mesmos. Certamente é a sua identidade, não a nossa, que determina a nossa posição nos olhos de Deus, tanto agora como na eternidade.



Como isso afeta nossa busca por intimidade? Deixe-me fazer uma analogia. Imagine um filme definido na época medieval. Há um senhor arrogante sentado em seu trono (acho que Alan Rickman).
Há uma serva na sala do trono, ela fez algo subalterno para o senhor e, em troca, ele arremessa uma bolsa de prata para ela. Ela pega o dinheiro e corre para fora da presença do senhor para desfrutar de sua recompensa.

Agora imagine um cenário diferente. Um senhor amoroso que sai do trono e se casa com a criada. Agora tudo o que é seu pertence a ela e ela é trazida instantaneamente para a família real. Esta é a nossa posição com Deus. Não somos meramente dadas coisas por Deus. Temos são agora  "em Cristo ", preenchido com o seu espírito e trouxe diante do pai.

Deixe-me provocar um aspecto desta ilustração: a intimidade com Deus não é algo que temos trabalhado para-uma bolsa de prata arremessou o nosso caminho, porque temos orado ou adorado corretamente. A intimidade com Deus é o dom de Cristo que se oferece de graça.

Seria tão fácil premiar "sentimentos espirituais" como o grande benefício do Evangelho. No entanto, na verdade, o próprio Cristo é o dom que nos é dado – o senhor que se casa conosco. Toda a nossa conversa de intimidade nunca deve fazer um ídolo com experiência subjetiva.

Nunca devemos querer intimidade mais do que Cristo. A intimidade é apenas o nosso desejo porque Cristo é aquele que queremos estar perto. Mas, graças a Deus, estamos perto. Não é possível obter mais do que  "in ".

Considerar
Meditar sobre os vários retratos de um Ness listados acima-que falar com você mais fortemente?

É possível que você já procurou "intimidade" em vez de Cristo? Qual é a diferença?

A compra de intimidade


"mas agora em Cristo, você que já esteve longe, foi trazida pelo sangue de Cristo." (Efésios 2:13)

Enquanto falamos de intimidade com Deus, nunca devemos esquecer o caminho para a comunhão divina. Não devemos pensar na Trindade como um "abraço grupal no céu. " seria horrível imaginar uma União sacarina "casamento" a Cristo sem reconhecer o "sangue de Cristo", que o Subescreve.

Se a nossa concepção da intimidade divina é uma espécie de algodão doce espiritual, teremos grande dificuldade em fazer sentido das Escrituras e do próprio Jesus. Na verdade, temos um relacionamento com Deus que está pingando em sangue. Vamos explorar o caminho caro para a amizade divina.

Desde que a humanidade rejeitou o Senhor Cristo e confiou em Satanás em vez disso, o caminho de volta para a comunhão foi bloqueado pelo julgamento ardente (Gênesis 3:24). Esta carne e sangue caídos não podem participar na vida de Deus (1 cor. 15:50). Somente "o homem dos céus" jamais poderia pertencer ao círculo interno da vida de Deus (1 cor. 15:15:47-49).

No entanto, com infinita graça e condescendência, este homem saiu dos céus. Ele tomou a própria carne e sangue de nossa humanidade e redimiu-o. Onde tínhamos falhado, ele conquistou; onde tínhamos pecado, ele obedeceu; onde tínhamos fugido, ele ficou alto; onde tínhamos odiado, ele amou; onde tínhamos cometido um erro, ele ensinou; onde fomos escravizados, ele libertou; onde estávamos envergonhados, ele deu dignidade; onde nos agarramos na glória, ele deu livremente; onde nos apegamos à vida, ele derramou.

Na Cruz, o homem de Deus tomou sobre si mesmo todo o pecado, culpa e vergonha desta humanidade caída. Ele suportou a fúria divina no pecado, passando por esse julgamento ardente que barra o caminho em Deus. E agora, no seu glorioso corpo de ressurreição, Cristo, o verdadeiro homem, está além da morte e do julgamento.

Nosso irmão subiu à mão direita do pai, ascendendo ao círculo interno da vida de Deus, e ele vai lá por nós. Nós, em nós, seríamos varridos pela justa raiva de Deus no pecado. No entanto, Cristo é o caminho para o pai e nele que "extinguiu a ira do céu hostil" [5] obtivemos acesso.

Considerar
É a expiação do sangue de Cristo no coração de sua idéia de intimidade divina?

Como é a sua aproximação a Deus mudou, sabendo que ela vem através da morte de Jesus?

Dá uma olhada no que Caio Fábio diz sobre intimidade com Deus:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas Deus procura intimidade conosco?

A experiência da intimidade

A forma da intimidade