A experiência da intimidade

A experiência da intimidade



Quando pensamos em "intimidade com Deus", o que imaginamos? Talvez Imaginemos uma experiência privada. No entanto, na maioria das vezes nas Escrituras, nossa intimidade é expressa e apreciada corporativamente. 

Na Comunidade nós refletimos a vida de Trina a que nós fomos chamados. Como Comunidade, somos o corpo e a noiva de Cristo. É uma comunidade que Cristo leva em adoração. Uma intimidade meramente privada com Deus perde a plenitude do que nos é oferecido.

É certamente verdade que a adoração de Deus é 24/7 (Romanos 12:1ff). E é verdade que eu sou continuamente "um com Cristo", seja por mim ou com outros. Mas considere a analogia do casamento. Eu sou sempre "um com minha esposa", mesmo quando estamos separados por oceanos. No entanto, a nossa experiência de intimidade vem com reservar tempos e lugares. Assim é com a nossa experiência de intimidade-pode haver tempos e lugares especiais, e juntos é melhor.

Atos 2:42 dá quatro marcas características da Igreja pós-Pentecostes: o ensino do Apóstolo, a comunhão (KOINONIA), a quebra de pão e as orações.

Em primeiro lugar, "o ensinamento do Apóstolo." A palavra está estabelecida. Isto é essencial. O espírito nos traz a Cristo através da palavra. [9] não há nenhuma abordagem não mediada ou autogerada para Deus. É da essência da graça que Deus se aproxima de nós por sua iniciativa e por seus meios nomeados. Nas Escrituras, Cristo nos é oferecido livremente em palavras de promessa. 

Deus ordenou que "a fé vem pela audição" (Romanos 10:17), assim, a Bíblia deve estar no centro absoluto. Bonhoeffer, em sua brilhante pequena vida de livro juntos, disse que uma das principais razões para a comunidade cristã é a fraqueza de nossos próprios corações e da força da palavra de Deus.

O cristão precisa de outro cristão que lhe fale a palavra de Deus. Ele precisa dele de novo e de novo quando ele se torna incerto e desencorajado... O Cristo em seu próprio coração é mais fraco que o Cristo na palavra de seu irmão. 10]

É por isso que nos reunimos – para ouvir a forte palavra de Deus de nossos irmãos e irmãs. Isto é o que tranquiliza os nossos fracos corações.


A comunhão» referida nos atos 2 é uma comunidade objectiva, criada pelo espírito, para a qual os crentes se dedicam. Neste corpo – o corpo de Cristo – recebemos vários dons e papéis para a nossa edificação mútua e missão ao mundo (cf. 1 cor. 12-14). Ser devotado a isto envolve o exercício dos presentes de modo que nós ministramos uns aos outros no serviço prático e caro (Romanos 12:4-8; 1 João 3:17-18). 

Mais uma vez, a intimidade (ou "companheirismo") não é uma Novocaína espiritual – envolve um serviço de sacrifício encarnado um do outro. É uma realidade comum e em forma de cruz. Se não estamos nos sentindo particularmente íntimos de Deus, uma boa pergunta é: "como estamos servindo nossos irmãos e irmãs na Igreja?"

A quebra de pão ' em atos 2:42 parece ser uma referência sacramental (daí "a"). Junto com a palavra pregada, a dispensação dos sacramentos foi tomada pelos reformadores como a outra marca de definição de uma igreja verdadeira. Cristo deu-nos a si mesmo nesta ceia através de "palavras visíveis" (frase de Agostinho). Através destes, nós nos alimentamos de Cristo em nossos corações pela fé, com a ação de Graças (frase de Thomas Cranmer). 

Lutero costumava dizer que o grande benefício da comunhão era o fato de você ter que recebê-lo. Você pode ouvir a palavra e imaginar que é para outra pessoa, mas você não pode tomar a comunhão sem tomá-lo dentro Quando Cristo sente milhas de distância, a comunhão é uma oportunidade maravilhosa para ele nos nutrir pessoalmente e nos conectar à nossa família da igreja.

Finalmente, "as orações" são uma parte essencial da adoração. A oração que Jesus ensinou a seus discípulos foi corporativa – "nosso pai". O espírito equipa a noiva para chamar o seu marido: ' vem ' (Rev. 22:17). A oração é uma atividade da igreja e uma que expressa nossa completa dependência e devoção ao senhor. A oração corporativa é uma escola-mestre maravilhosa para nossas vidas pessoais da oração e igualmente ajuda-nos a carreg um outro na oração quando os indivíduos podem o encontrar uma luta.

Além desta prática fundamental da adoração corporativa, também desfrutamos de uma vida devocional pessoal. Nossas vidas de oração são, essencialmente, a vida fora de nossa intimidade com Deus. Cada luta que temos com a oração é, ao mesmo tempo, uma luta para acreditar nas boas notícias. 

Esquecemos que Deus é nosso pai e abordá-lo (ou não) como um gerente de linha desinteressada. Esquecemos que Cristo é o nosso sumo sacerdote e assim se sentem longe de Deus. Esquecemos que o espírito de adoção habita em nós e assim imaginar que a oração está além de nós. É por isso que a palavra deve vir para nós repetidas vezes para nos dizer de novo o Evangelho. Nosso senso de intimidade – e, portanto, nossa vida de oração – deve ser restaurado continuamente pela palavra.

Considerar
Que lugar tem a igreja em seu relacionamento com Deus?

Como você pode desfrutar de Deus e servir os outros na sua família da igreja local?

A promessa de intimidade


Ao considerarmos nossa experiência de intimidade, devemos nos lembrar que estamos em um deserto. Certamente Jesus nos ensinou a orar uma oração selvagem. "Dai-nos hoje o nosso pão diário" faz-nos pensar no maná do Êxodo 16. Jesus pinta a vida cristã como algo como as andanças selvagens dos israelitas: nós também precisamos de pão diário. Já não nos escravizamos no Egito do pecado, mas também não entramos na terra prometida. 

Há um sentido em que vivemos em um lugar seco. Nós existimos em um tempo no meio-salvo do pecado, rumo à glória, mas agora somos mendigos carentes, desesperado a cada dia para o pão da vida.

Os cristãos têm tudo em Cristo, mas 99% das bênçãos que vamos vivenciar são para a vida que virá. Além do mais, tudo o que experimentamos agora é um dom completo. Portanto, a vida nesta época não é tanto sobre ter como receber. 

À medida que caminhamos com Cristo através deste tempo entre nós não somos auto-suficientes, somos dependentes de Deus para tudo. Ao orarmos "não nos levem à tentação", estamos nos lembrando que os tempos de deserto são tempos de julgamento e testes. Esta será a natureza das nossas vidas cristãs até chegarmos à "terra prometida" da nova criação. Neste momento, vamos sentir-nos tentados, oprimidos e, até certo ponto, com fome espiritual. Ainda não chegámos.

Vivemos na sobreposição das eras – lutando contra a carne que herdamos de Adão, mas apreciando o espírito que recebemos de Cristo. A partir do meio desta batalha diária, olhamos em esperança para o cumprimento de tudo o que Cristo alcançou. Desejamos a promessa de "cara a cara" com Jesus (Salmo 17:15; 1 cor. 13:12). 

Como um amante engajado, nossa experiência de intimidade será colorida por saudade e espera. Pelo espírito que estamos  "em Cristo ", em nossa carne que experimentá-lo como  "uma relação de longa distância "! Portanto, nossa oração é Maranatha, significando "Venha O senhor!" (1 cor. 16:22; Rev. 22:20).

Enquanto isso, vivemos pela fé e não pela visão. Isso deve moldar nossas expectativas para a intimidade; Não quer dizer que nos contentamos com menos-não em todos. "Joy inexprimível e cheia de glória" está em oferta, mesmo agora (1 Pedro 1:8). Mas não devemos nos surpreender com nosso senso de falta, em nossa secura, em nossa preguiça espiritual.

 Como os israelitas no deserto, acordamos famintos e todos os dias precisamos de pão para nos nutrir. A boa notícia é que todos os dias o pão vivo é oferecido e todos os dias-até que o vemos finalmente-podemos alimentar-nos de novo Cristo:

"Venha, todos os que estão sedentos,
    Venha para as águas;
e você que não tem dinheiro,
    Venha, compre e coma!
Venha, compre vinho e leite
    sem dinheiro e sem custo.
2 por que gastar dinheiro com o que não é pão,
    e o seu trabalho sobre o que não satisfaz?
Ouça, ouça-me, e comer o que é bom,
    e você vai deliciar-se com a tarifa mais rica.
3 dê ouvidos e venha a mim;
    Ouça, que você pode viver.
Farei um pacto eterno com você.
    meu amor fiel prometeu a Davi. (Isaías 55:1-3)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mas Deus procura intimidade conosco?

A forma da intimidade